CHAMADA DE TRABALHOS/ CALL FOR PAPERS

2020 será lembrado como um divisor de águas na história da civilização moderna. Em meados de março, a OMS (Organização Mundial de Saúde) declarou o surto de uma pandemia de COVID-19, transmitido pelo Corona vírus, uma doença respiratória aguda muito semelhante à SARS, que atingiu o mundo no não tão distante ano de 2003. No entanto, não há, até este momento, um remédio eficaz para combater a COVID-19. A estratégia recomendada pela OMS para se minimizar a propagação da doença foi o isolamento social e a quarentena. A despeito de todas as medidas sanitárias adotadas ou não nos diferentes países, no momento que escrevemos este texto, o número de infectados pela doença ultrapassa a casa de 15 milhões de pessoas e as mortes causadas pela COVID-19 ultrapassam o número de 600 mil óbitos.

Não obstante à crise de saúde, a COVID-19 desvelou para o mundo, de forma cristalina, todos os problemas e contradições do modelo econômico hegemônico, o capitalismo neoliberal globalizado. Falta de investimentos na saúde pública, retirada de direitos sociais e trabalhistas, desigualdade social crescente, consumismo exacerbado, superprodução de bens e serviços, destruição da natureza e aquecimento global.

O isolamento social nos transportou para dentro das telas de um verdadeiro filme distópico, com direito a cidades vazias e uso obrigatório de máscaras. No fim das contas, vislumbramos o fim de uma civilização ou o começo de um pós-apocalíptico novo mundo?

Diante deste breve olhar sobre a pandemia de COVID-19, entendemos ser fundamental, neste primeiro ano, que a Tamanduá Comics estreie com o tema: PANDEMIA. Assim os artigos, resenhas ou entrevistas, enviados para a publicação, deverão tratar de histórias em quadrinhos sobre este tema ou realizadores que trabalharam em algum momento sobre epidemia, pandemia e seus desdobramentos. Aguardamos suas colaborações.

Os trabalhos devem ser enviados para o e-mail tamandua.comics@gmail.com, até a meia-noite do dia 30 de novembro de 2020, atendendo as normas de publicação da Revista, que podem ser encontradas em Normas para Publicação.

Fiquem em casa, e mandem seus trabalhos!

Atenciosamente, Conselho Editorial da Revista Tamanduá Comics.