NORMAS PARA PUBLICAÇÃO

A TAMANDUÁ–COMICS recebe materiais de graduandos e graduados, pós-graduandos e pós-graduados cujos interesses e pesquisa envolvam histórias em quadrinhos ou materiais de artistas gráficos, designers, quadrinistas e cartunistas.

A participação e publicação de trabalhos nesta revista se darão de duas formas:

1) texto crítico e história em quadrinhos de um mesmo autor;

2) texto crítico e história em quadrinhos de diferentes autores.

Sendo o autor do texto crítico responsável pela cessão dos direitos de publicação da história em quadrinhos completa do autor, da obra analisada.

Assim, recomendamos que as obras estudadas sejam de autores independentes ou autores que publicaram com licenças Creative Commons que permitam o uso das histórias na íntegra. Consideramos que histórias de grandes editoras dificilmente atenderiam a esses critérios. No entanto, poderemos publicar autores vinculados a grandes editoras, no caso dos autores cederem os direitos e serem donos dos personagens.

Quando o autor do texto crítico for o mesmo da história em quadrinhos a cessão de direitos já estará vinculada ao texto crítico. Tanto na forma 1 como na forma 2, não serão aceitos textos críticos separadamente, apenas junto a uma história em quadrinhos completa, afim de atingirmos os objetivos da Revista como local de discussão acadêmica, além de espaço de circulação de histórias em quadrinhos.

As histórias em quadrinhos não precisam ser feitas exclusivamente para a TAMANDUÁ – COMICS, e não precisam ser inéditas, sendo necessário apenas que obedeçam o critério de ter até 16 páginas e que tenham a cessão de direitos por parte do autor.

Serão aceitas contribuições nas seguintes línguas: Português e Inglês. A periodicidade da revista é anual, o lançamento do edital de participação será normalmente em agosto, a entrega dos trabalhos participantes em novembro e o lançamento da revista em abril do ano posterior.

Os textos devem ter no mínimo 600 palavras e no máximo 2200. Apresentar o nome completo dos autores do texto crítico, o nome completo dos autores da história em quadrinhos resenhada e o nome artístico dos autores se for o caso. Um resumo de 80 palavras, 3 palavras-chaves e bibliografia consultada. Também será aceita entrevista com o autor da história em quadrinhos a ser publicada, respeitando o mesmo limite de texto acima descrito. Os textos deverão seguir o padrão indicado no arquivo tamanduacomics_template.

As histórias em quadrinhos devem ter no mínimo um requadro em uma página, até uma história completa de 16 páginas. Pode-se publicar várias tirinhas ou histórias, tendo em conta o limite de 16 páginas. Os arquivos devem estar em formato A4, PDF, 300 DPIs.

Cada volume será copilado com temática específica, devendo as contribuições seguir o tema proposto no edital da publicação. Trabalhos fora do tema poderão ser aceitos devido a alguma excepcionalidade, se assim decidir o conselho editorial. As contribuições deverão ser enviadas até a data limite do edital. As decisões do conselho são soberanas e não cabem recursos de qualquer forma.

REGRAS PARA SUBMISSÃO DE ARTIGO E HISTÓRIA EM QUADRINHOS

Para submissão, siga o procedimento abaixo:

1) use o arquivo modelo para formatação do artigo, resenha ou entrevista: tamanduacomics_template

2) não serão aceitas imagens no corpo do artigo (texto escrito);

3) prepare dois arquivos para submissão. Ambos deverão ser enviados à comissão, sendo um deles para o texto escrito e o outro para a história em quadrinhos.

4) diferencie os 2 arquivos conforme o exemplo abaixo: tamanduacomics_artigo_TÍTULO_SOBRENOME_AUTOR.doc
tatamanduacomics_hq_TÍTULO_ SOBRENOME_AUTOR.pdf

5) Preencha o formulário de submissão de artigos: tamanduacomics_formulariosubmissao

6) Encaminhe o formulário juntamente com os arquivos a serem submetidos para: tamandua.comics@gmail.com