TAMANDUÁ-COMICS ― HISTÓRIA EM QUADRINHOS E ARTE SEQUENCIAL EM DEBATE, é uma revista de histórias em quadrinhos digital, vinculada à REVISTA TAMANDUÁ ― DESIGN, ARTE E REPRESENTAÇÃO SOCIAL, ligada ao Grupo de Estudos em Design, Arte e Representação Social (GRUDAR), do Departamento de Artes e Design da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (DAD / PUC-Rio).

O objetivo da TAMANDUÁ-COMICS é contemplar em pé de igualdade, no campo acadêmico, a publicação de textos críticos aliados às histórias em quadrinhos. Esta não é mais uma revista científica com artigos sobre quadrinhos, mas uma revista de história em quadrinhos, que cada história vem acompanhada de um artigo científico. Acreditamos que este formato de revista é inovador. Apesar de ser cada vez mais comum encontrarmos revistas acadêmicas especializadas em quadrinhos, ou mesmo chamadas especiais de outras revistas dedicadas ao tema, aqui pretendemos trazer a própria obra de história em quadrinhos junto com a discussão em si. Ou seja, criar um espaço de discussão científica dessa forma de trabalho denominada história em quadrinhos, mas também um espaço de divulgação e circulação de histórias em quadrinhos.

Os resultados de uma iniciativa dessa natureza podem ser inúmeros, e especulamos aqui alguns deles. Pensamos que a fusão da discussão acadêmica e da divulgação de história em quadrinhos podem levar a reflexão sobre os quadrinhos para além dos limites da academia, atingindo um público por vezes pouco familiarizado com artigos sobre o tema. Além disso, temos a intenção de contribuir para o fortalecimento de uma crítica focada na obra de realizadores independentes e emergentes, cujas obras, habitualmente, são recebidas em alguns meios de comunicação com sinopses e resenhas muito básicas.

Por fim, também é oportuno que exista mais um espaço de divulgação das histórias em quadrinhos, apresentando realizadores que, em muitos casos, fazem suas obras circularem apenas em nichos e espaços nem sempre amplos o suficiente.